O futebolista internacional de origem cabo-verdiana, Luís Carlos Cunha, mais conhecido por Nani, manifestou o seu interesse em ajudar a criar melhores condições para o crescimento do desporto nacional, através de iniciativas de oportunidades para crianças e adolescentes a nível do futebol.
O futebolista internacional de origem cabo-verdiana, Luís Carlos Cunha, mais conhecido por Nani, manifestou o seu interesse em ajudar a criar melhores condições para o crescimento do desporto nacional, através de iniciativas de oportunidades para crianças e adolescentes a nível do futebol.
A intenção foi manifestada no encontro mantido, nesta segunda-feira, 4 de novembro, com o Ministro do Desporto que recebeu o futebolista em visita de cortesia, onde Nani salientou pontos importantes sobre os seus projetos para Cabo Verde.
Nani, em declarações à imprensa, disse ter constatado a potencialidade dos adolescentes e jovens cabo-verdianos que participaram num jogo de solidariedade realizado no último domingo na cidade da Praia, por sua iniciativa e com a parceria do Ministério do Desporto, através do “Projeto 360” que está a realizar em Cabo Verde.
Com esta iniciativa, o atleta com um prestígio e imagem internacionalmente reconhecidos avançou o objetivo de “tentar criar condições para que possamos no futuro manter este caminho de fazer crescer o desporto em Cabo Verde e dar oportunidades aos mais jovens que estão a crescer e precisam de encontrar um caminho saudável para que tornem a ser humanos com mais conhecimentos pelo mundo”.
“Vi muitos adolescentes com potencial no jogo que fizemos na Praia, um jogo onde puderam mostrar muita qualidade e talento”, frisou o atleta internacional que acrescentou ter ficado muito satisfeito com o facto, apesar de também ter constatado que há muito para trabalhar e aprender.
Nani, filho de pais cabo-verdianos, acredita que “é por aí que devemos nos focar, na criação de condições para que eles aprendam o mais rápido possível e possam expandir pelo mundo fora e mais tarde voltarem ao seu país para dar a sua contribuição”.
Para Nani, a iniciativa feita na cidade da Praia com a participação do clube de futebol Sporting da Praia e com adolescentes “foi fantástica” e, por isso, pretende continuar a manter o contacto e trabalhar para criar ideias e mais oportunidades.
“Este é o primeiro passo, apesar de ainda não termos feito quase nada, gostaríamos muito que no futuro pudéssemos fazer muito mais para as crianças cabo-verdianas que não possuem condições”, revelou Nani.
Recorda-se que Nani encontra-se em Cabo Verde com objetivo de promover um conjunto de iniciativas solidárias tendo já realizado o primeiro jogo no último domingo, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia, com a participação da equipa de futebol do Sporting da Praia e outro a realizar-se no dia 7 novembro, no Estádio do Adérito Sena, em São Vicente, com a participação da equipa de futebol do Mindelense.
As receitas obtidas com a realização dos referidos jogos vão reverter-se para instituições de cariz social em Cabo Verde e paralelamente aos jogos de futebol vai-se proceder à distribuição de artigos desportivos as diversas entidades como escolas ou instituições de solidariedade, sendo que, para além da componente social, esta iniciativa irá servir como forma de apoio ao desenvolvimento e incentivo da prática desportiva e ocupação saudável da população.