Inaugurado ontem, 27 de julho, o Museu do Banco de Cabo Verde. A abertura foi presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e pelo Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, e acompanhado de momento cultural e musical para celebrar e marcar o momento.
O arquipélago passa a contar, a partir de ontem, com o Museu Banco de Cabo Verde, e “a introdução deste museu no roteiro dos museus nacionais introduz o grande edifício do Cisa Vieira na rota dos patrimónios visitáveis” declarou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
O Museu Banco de Cabo Verde conta a história do dinheiro e dos bancos em Cabo Verde, desde os primeiros pré-monetários até à atualidade. Com toda esta história ao dispor da população que poderá conhecer, a partir de agora, e aprofundar como tudo começou e a sua evolução, os governadores que passaram por esta instituição, o país ganha, assim, um ponto de visita obrigatória.
Para o Ministro da tutela da Cultura, acaba de se testemunhar um momento em que a história de Cabo Verde se consolida. “Desta vez através da história não só do dinheiro, mas da própria instituição Banco de Cabo Verde. De realçar que este é o primeiro Museu criado que cumpre a lei quadro dos museus aprovado em 2021”, afirmou Abraão Vicente.
“A criação e incorporação do Museu Banco de Cabo Verde é mais um passo para consolidar o corpo da rede de museus de Cabo Verde. Um museu temático que também incorpora o trabalho do Instituto do Património Cultural”, MCIC Abraão Vicente.
No mesmo ato foi assinado o termo de cedência temporária de bens culturais móveis, com peças museológicas pertencente à coleção do Museu da Arqueologia que demostra a clara parceria e trabalho em conjunto para levar ao conhecimento da população e de todos os visitantes os bens e a nossa riqueza histórica.