Notícias

“Muito mais do que ocupar as crianças nas férias escolares, a Cesária Évora Academia de Artes tem como propósito a fidelização dos alunos” – Ministro Abraão Vicente

Já é considerada uma tradição que, durantes as férias escolares, a CEAA não fecha as portas aos seus alunos. Este ano, foram inscritas 120 crianças, incluindo os adolescentes que irão aprender a arte e a música nas “Férias Criativas” da CEAA.

Durante todo o ano, a Cesária Évora Academia de Arte (CEAA) disponibiliza as suas instalações e incentiva a centenas de alunos a aprenderem a projetar a voz, através do canto, a conhecerem a música e a tocarem algum tipo de instrumento musical, nomeadamente guitarras, violoncelo, violino, teclado, xilofone.

Já é considerada uma tradição que, durantes as férias escolares, a CEAA não fecha as portas aos seus alunos. Este ano, foram inscritas 120 crianças, incluindo os adolescentes que irão aprender a arte e a música nas “Férias Criativas” da CEAA.

É que a instituição oferece aos “miúdos”, no período de manhã e à tarde, aulas de música, canto e expressão (plástica, teatral, conto de estórias), olaria, entre outras atividades do género. Tudo isso para continuar a disseminar a arte e a despertar o ”bichinho” nos mais pequeninos.

É neste quadro que o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, foi visitar, durante o período de manhã e da tarde, as “Férias Criativas” na CEAA, que conta com a participação de alunos de várias zonas, da Escola Regina Silva e das Aldeias Infantis SOS.

Uma iniciativa que o governante acredita que pode ser um chamariz, tanto para os pais e encarregados de educação, como também para as crianças e adolescentes que dedicam parte de suas férias às artes.

“Muito mais do que ocupar as crianças no tempo das férias escolares, a Cesária Évora Academia de Artes tem como propósito a fidelização dos alunos. Os pais devem pensar que num período das férias tão longo é preciso que seja também espaço para incutir outros conhecimentos. Creio que a cultura e as artes podem ser uma mais-valia para as crianças, no futuro, para os pais e para as famílias. Por isso, tentamos criar férias criativas na perspetiva de criar um bichinho nas crianças, desta forma, os pais podem ver a CEAA como uma escola onde os filhos podem estar durante todo o ano a aprender dança, piano, contar Estória, pintura”, enfatiza Abraão Vicente.

O governante continua a acreditar no poder transformador da arte na sociedade cabo-verdiana, por isso, apelou a todos a inscreverem os filhos e/ou educandos em aulas de educação artística, em todas as instituições musicais existentes no país

“É fundamental que os pais visitem, ao longo do ano, a CEAA para perceberem que as crianças não só estão ocupadas, como estão ocupadas a adquirir novos conhecimentos. Isso é absolutamente fabuloso”, sublinha.

A CEAA acolhe, estes dias, várias atividades de ocupação de tempos livres das crianças e adolescentes, durante este período de férias escolares, como Experimental Violino, Expressão Plástica, Expressão Dramática e Teatro, Minibanda, História/Ilustração, Intensivo Guitarra e oficina de barro e cor.