Notícias

MTFS distribui cartão de pensionistas no Município da Ribeira Grande – Cidade Velha

 

Pretendeu-se, com esse encontro, esclarecer à população daquele novel Município a importância desses mesmos cartões relativamente às mutualidades de saúde, assistência médica e medicamentosa, e funerária, mas também explicar aos ribeiragrandenses sobre as medidas de políticas para o sector da protecção social levadas a cabo pelo Governo, sobretudo a implementação e instalação, para breve, do novo Centro Nacional de Pensão Social (CNPS) que irá dar respostas às demandas no domínio da gestão das pensões sociais.

Recorda-se que, neste momento, os cartões de pensionistas já foram distribuídos nas Ilhas da Boavista, Maio, Brava e Sal, com uma cobertura total em todos os municípios, dado a pequena dimensão dessas ilhas. Entretanto, na ilha de Santiago, o Município da Ribeira Grande é o primeiro a beneficiar, tendo já programadas entregas noutros municípios, conforme nos garante o ministro Sidónio Monteiro.

idoso1O Município da Ribeira Grande contava com apenas 447 pensionistas, e, este ano, devido ao esforço do Governo, este número já aumentou para um total de 567, o que perfaz uma cobertura significativa da população deste concelho que beneficia com a pensão social. Refira-se que esse encontro com a população da Cidade Velha surgiu a convite do Presidente da Comissão Instaladora do Município da Ribeira Grande, José Veiga.

A nível nacional, existem um total de cerca de 21 mil pensionistas, que auferem mensalmente 3.150 escudos. Entretanto, tudo está-se fazendo para que o aumento da pensão social se acompanhe o aumento salarial na função pública e, quiçá, chegar aos 5 mil escudos no futuro próximo, conforme afirma o Ministro do Trabalho, Família e Solidariedade, Sidónio Monteiro.