Este documento estrutura, também, a Agenda Estatística do Ministério no horizonte 2009-2012, que irá permitir a actualização da Carta Social de Cabo Verde, produzir o inquérito a portadores de deficiência, criar a base de dados sobre a protecção das crianças e adolescentes, aferir o trabalho infantil, reforçar a produção das estatísticas do trabalho, o inquérito ao sector informal, o inquérito ao emprego, montar o Observatório de Desenvolvimento Social e o inquérito ao mercado de trabalho.
O Ministério elegeu 4 projectos prioritários para este ano: a actualização da Carta Social, os inquéritos ao emprego e ao sector informal e o Observatório de Desenvolvimento Social. Serão investidos 36.761.000$00 para a sua materialização.
No acto da assinatura, o Presidente do INE, António Duarte, disse que o protocolo enquadra-se no âmbito da implementação da Lei do Sistema Estatístico Nacional, aprovado em Março último, e que é mais um gesto do Instituto na aproximação às instituições públicas e privadas.
Para a Ministra Madalena Neves, o MTFPSS inicia uma nova forma de trabalhar, visto que terá instrumentos actualizados que permitem avaliar os impactos das políticas implementadas, para além de permitir também focalizar melhor as intervenções.
De acordo com Neves, este trabalho conjunto viabiliza a formação/capacitação da equipa técnica do Ministério além de poder proporcionar a racionalização dos recursos humanos e financeiros.