No dia 31 de maio de cada ano, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS) e parceiros celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, a fim de reforçar a luta contra o consumo do tabaco, destacando os riscos à saúde associados e sensibilizando a todos para a necessidade de se proteger as gerações presentes e futuras.
Este ano sob o lema “Tabaco – uma ameaça ao desenvolvimento”, as ações visam alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.
Neste sentido, o MSSS e a OMS, promovem uma conferência de imprensa, amanhã, 31 de Maio, visando apresentar a situação nacional do controle do tabaco, as orientações do Governo sobre Políticas e Programas do Controle do tabaco e o engajamento do país no controle global do tabaco, bem como as melhorias a introduzir no controlo do tabaco em Cabo verde e a relação entre o controle do tabaco e o desenvolvimento sustentável.
Igualmente faz parte dos objetivos desta conferência, expor a ações a nível da região Africana e a nível mundial, a incidência do tabagismo a nível mundial e consequências.