Para a concretização desse objectivo, esta parceira assenta-se essencialmente na mobilização de recursos financeiros, técnicos, humanos e materiais.
Segundo uma nota de imprensa do MS, a erradicação da poliomielite, passa por entre outras estratégias, na implementação de actividades que visem minimizar ou eliminar a circulação do Polio Virus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão, de entre as quais se destacam o cumprimento do calendário da vacinação e acções de informação e sensibilização sobre a importância da vacina.
Assim, a realização de acções concertadas que visem o reforço do Programa Alargado de Vacinação (PAV) relativamente à informação, a mobilização social, a aquisição de equipamentos e materiais, revela-se de extrema importância, como forma de garantir a continuidade dos resultados eficazes no combate à polio que Cabo Verde tem alcançado, não tendo registado nenhum caso desde do ano 2000.
Recorde-se que para além de constituir uma das prioridades do Ministério da Saúde, a erradicação da poliomielite é também objecto prioritário das intervenções do UNICEF em matéria de saúde das crianças e da Iniciativa Mundial da Rotary intitulado End Polio Now.
A cerimónia de assinatura do referido Protocolo, foi presidida pelo Ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos na presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do UNICEF, Petra Lantz, o Representante da Rotary Club Cabo Verde, Álvaro Dantas Tavares e vários convidados.