Notícias

MS reúne-se em jornadas sobre a equidade na planificação e na acção do sector da saúde

O Ministério da Saúde em parceria com o Instituto da Igualdade e Equidade de Género, a UNFPA e ONU-Mulheres reúnem-se de segunda a terça-feira, 15 a 16 de Abril, na Praia, em Jornadas sobre a Equidade na Planificação e na acção do sector da Saúde.

Estas jornadas serão desenvolvidas sob forma de oficinas de trabalho, as quais combinam momentos de reflexão individual e grupal, de sistematização das informações e de tratamento teórico das produções.

O evento insere-se no esforço da materialização dos compromissos assumidos pelo Governo de Cabo Verde, nomeadamente no sentido de agir para reduzir as iniquidades de género na saúde e dão continuidade ao processo de implementação do Programa + Género, e aos esforços de integração da abordagem Género no PNDS.

O desenvolvimento das sessões tem como objectivo desenvolver as capacidades das equipas técnicas na análise de informação dos determinantes sociais da saúde na vertente de género e promover a sua efectiva utilização nos exercícios de planificação do sector da saúde.

A utilização de uma abordagem de género na saúde permite explicar as diferentes trajectórias de saúde e os factores que influenciam e morbilidade e a mortalidade diferenciada por sexo. É também uma ferramenta que auxilia na análise de como o sexo influencia a forma como se distribuem os serviços e os recursos na saúde. Quer isto dizer que a prespectiva de género é uma forma de olharmos o processo saúde-doença-atenção, que ajudo-nos a compreender melhor as origens de determinadas doenças, a forma como são olhadas por quem as padece e a forma como são tratadas nos serviços de saúde-os processos de cura e as estratégias de prevenção.