Notícias

MS e NOSi realizam consulta de tele-medicina online

O objectivo é o de recolher subsídios de especialistas indianos para o tratamento de um paciente do hospital Agostinho Neto que apresenta um quadro clínico bastante complexo.

O sistema de consulta de tele-medicina online, por vídeo-conferencia, foi instalada recentemente no Hospital da Praia, por técnicos do Núcleo Operacional da Sociedade de informação – NOSi e da Telecommunications Consultants India Ltd -TCIL, graças ao financiamento do governo indiano. O Hospital Agostinho Neto encontra-se ligado em rede a 12 hospitais de várias especialidades da índia, a cinco hospitais dos 53 centros de tele-medicina em África.

Os quadros da saúde poderão também beneficiar de formação contínua em áreas de especialização, tendo em conta que o projecto disponibiliza 100 vagas anuais para médicos e duzentas para enfermeiros durante o período de 5 anos.

Partilhar e usufruir da experiência da Índia nos domínios da saúde e educação, conectar 53 Países Africanos, através da vídeo-conferência e VOIP, e criar suportes de e-governance e e-comerce, é o principal objectivo deste projecto.