Notícias

MPCMAP visita comunidade de Rui Vaz

 

Janira Hopffer Almada encontrou-se com a referida associação e comunidade de Rui Vaz onde teve a oportunidade de auscultar algumas preocupações, bem como os ganhos que a localidade vem tendo, através das obras realizadas pela associação. A ADIRV, através da sua dirigente Armanda Moreira, manifestou o interesse de colaborar com o Governo em programas e projectos que irão beneficiar Rui Vaz.

A Ministra visitou a futura instalação da Fábrica de Queijo, o Furo de fornecimento de água e Viveiro para a Produção de Plantas Hortículas. A futura fábrica de queijo é um projecto-piloto da ADIRV, co-financiado pelo Governo de Cabo Verde com a União Europeia e a ADF. Deverá entrar em funcionamento já nos finais do corrente mês, de acordo com Armanda Moreira.

Para a MPCMAP, as associações devem assumir-se como elo de ligação entre o poder político e a comunidade. Destacou a dinâmica da ADIRV, particularmente com o projecto da fábrica de queijo, "que irá desenvolver a comunidade no ponto de vista da sua capacidade de gerar empregos e integrar os jovens com a formação nesta área e, também, irá garantir rendimentos para melhorar as condições de vida da própria população".

"O Governo está sempre disposto a apoiar as associações deste tipo para que as comunidades possam se desenvolver com essas parcerias", adiantou a governante.

Nesta visita estiveram presentes, além da Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, o Director Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, o Delegado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos de São Domingos e o Director do Centro Profissional de Variante.