Notícias

Mo Ibrahim: Cabo Verde tem conseguido feitos maravilhosos

O renomado empresário sudanês-britânico e fundador da instituição com o seu nome, Mo Ibrahim, sublinhou hoje o sucesso do processo de desenvolvimento de Cabo Verde que considera, “tem conseguido feitos maravilhosos” em matéria de desenvolvimento, sendo que no ranking da própria Mo Ibrahim Foundation em matéria de governação, num ranking, classificando 54 países, sobre as realizações em matéria de desenvolvimento essas ilhas foram consideradas nas primeiras posições o que “é muito bom”.

Foi uma conversa “fácil”, a que teve com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, considerou Mo-Ibrahim fazendo menção aos bons resultados que o país tem obtido em matéria de desenvolvimento.

Cabo Verde é por isso um exemplo, considera. Sobre o motivo da sua visita ao nosso país, ela tem a ver com a sua ilustre participação nas comemorações dos 80 anos do Comandante/Presidente Pedro Pires, que considerou uma fantástica ocasião para discutir e abordar questões ligadas à Governação e as lideranças, tendo sido um dos oradores na cimeira que foi realizada no âmbito dessas comemorações. “Foi muito bom”, lembra, sendo que “todos queriam participar e expressar o seu ponto de vista, há um forte sentimento de Pan-africanismo, o que é muito bom tendo em conta que Cabo verde está um pouco afastado dor esto da África, mas os cabo-verdianos sentem-se realmente parte da África e querem trabalhar para o desenvolvimento do continente. É maravilhoso”, salienta.

Recorda-se que Mo Ibrahim, empresário de nacionalidade sudanesa e inglesa, é o criador da «Fundação Mo Ibrahim» que dedica-se à promoção da boa governação e lideranças positivas, instituição que anualmente atribui um prémio de 5 milhões de dólares aos líderes que se destacaram no desempenho das suas funções, uma forma de combater a corrupção e promover a “boa governação”. Este fez fortuna enquanto empresário do ramo das telecomunicações coma empresa Celtel, uma das primeiras operadoras de telemóvel com presença em África e no Médio Oriente e que vendeu em 2005 por 3.5 biliões de dólares norte-americanos.   

De referir ainda que Pedro Pires, Presidente da república de Cabo Verde entre 2001 a 2011, e o primeiro Primeiro-Ministro das Ilhas entre 1975 a 1991, foi o vencedor do referido prémio por seu legado enquanto Chefe de Estado.