O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR), Doutor Rui Alberto de Figueiredo Soares, foi recebido, ontem, 09 de setembro, no Quai d’Orsay, sede do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, pelo seu homólogo francês, Dr. Stéphane Séjourné, Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros.
Os Ministros passaram em revista as relações entre os dois países, num ambiente cordial e distendido. Vários assuntos foram abordados pelo Chanceler cabo-verdiano, destacando-se o forte engajamento da França no desenvolvimento de Cabo Verde, os valores que o seu país partilha com a França, tais como a paz, a democracia, a boa governação, o Estado de direito, a solidariedade, etc. Referiu o incidente do passado dia 26 de agosto, que causou a morte de um polícia francês e cujo presumível culpado é um imigrante de nacionalidade cabo-verdiana, lembrando que se trata de um caso isolado e que o mesmo não põe em causa as excelentes relações que sempre nortearam os dois países.
O Chefe da diplomacia cabo-verdiana lembrou ainda que a comunidade cabo-verdiana está bem integrada na França e que normalmente é respeitadora das normas do país de acolhimento, sem deixar de sublinhar, no entanto, que atos do tipo, além de merecerem toda a condenação da parte nacional, não fazem parte dos valores e costumes dos cabo-verdianos, nem dos princípios defendidos pela República de Cabo Verde.
As preocupações sobre a situação política internacional, as ameaças à segurança sanitária, climática e ambiental, incluindo a pirataria marítima e a cibercriminalidade, também mereceram atenção do Ministro cabo-verdiano.
A Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que terá lugar na cidade francesa de Nice no próximo ano, 2025, bem como o engajamento de Cabo Verde, enquanto um dos países mais oceânicos do mundo, mereceu atenção do Chanceler cabo-verdiano.
O Ministro francês agradeceu ao seu homólogo cabo-verdiano pela posição firme e clara assumida por Cabo Verde em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia, posição que testemunha os valores defendidos por Cabo Verde.
Mereceram ainda a atenção do governante francês o dossier Francofonia, União Africana, CEDEAO e FOCAC.
A possibilidade de uma visita do Presidente francês, no quadro de um eventual périplo do governante francês para a sub-região, também foi abordada pelos dois Chanceleres.
O Ministro francês fez-se acompanhar de um conselheiro para a África e do diretor do departamento da África e do Oceano Índico, enquanto o Chanceler cabo-verdiano estava ladeado do seu embaixador em Paris.
O Chefe da Diplomacia cabo-verdiana conversou ainda, por telefone, com o Sr. Gérald Darmanin, Ministro do Interior e do Ultramar da França. O objetivo dessa conversa era essencialmente sobre o acontecimento que vitimou um polícia francês e cujo presumível culpado é um imigrante de nacionalidade cabo-verdiana.