O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro, em Nova Iorque, com a Alta Representante do Secretário Geral das Nações Unidas para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Os compromissos que enformam o “Samoa Pathway”, estiveram na agenda do encontro.
Luis Filipe Tavares defendeu que o País não pode ser penalizado no acesso a recursos para o seu desenvolvimento só porque foi graduado a país de rendimento médio. Recordou que no que dizia respeito ao critério mais importante de graduação-vulnerabilidade económica – o país estava ainda longe de cumprir os requisitos exigidos.
“Estamos na fase de take off, se nos cortarem o combustível, o avião cai…”, frisou Luís Filipe Tavares. A comunidade internacional tem de dar especial atenção aos SIDS (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento), pois são as principais vítimas das mudanças climáticas, pelo que devemos aumentar a capacidade de resiliência deles e os ajudar no seu processo de desenvolvimento económico, sublinhou por seu lado a Alta Representante do SG da ONU para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Ainda à margem da 72 Sessão das Nações Unidas o MNEC, encontra-se com o Director-geral da FAO, Graziano da Silva.