Notícias

MNEC em visita oficial a Hungria e Bulgária

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, manteve um encontro de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, Peter Szijjarto, e com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária, Ekaterina Zaharieva, na semana passada, aquando da sua visita oficial à Hungria e Bulgária, prosseguindo os contactos de alto nível visando, por um lado, o aprofundamento da Parceria Especial que ora completa dez anos e, por outro, o reforço da cooperação bilateral.

MNEC em visita oficial a Hungria e Bulgária1

Em Budapeste, no encontro de trabalho, com seu homólogo húngaro, Peter Szijjarto, passou-se em revista os dez anos da Parceria Especial Cabo Verde / União Europeia e Luís Filipe Tavares apresentou as expectativas atuais de Cabo Verde, quanto ao futuro das relações bilaterais com a Hungria.

Em declarações à imprensa, o Ministro húngaro observou que “hoje é um dia importante na perspetiva de história diplomática, tendo em conta o facto de que esta é a primeira vez que um Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Cabo Verde efetua uma visita oficial a Hungria”.

O Governo húngaro manifestou a intensificação das relações de cooperação no sector da educação, com a atribuição de bolsas de estudos para o próximo ano letivo. Em conferência de imprensa, Peter Szijjarto declarou igualmente apoiar integralmente as pretensões de Cabo Verde, incluindo no que toca à mobilidade de cabo-verdianos no espaço europeu. “A União Europeia deve recompensar os países que gerem com responsabilidade a emigração e, por conseguinte, deve desenvolver uma mais estreita cooperação com a República de Cabo Verde”.

A visita oficial à Bulgária também teve resultados semelhantes, um apoio inequívoco às pretensões de Cabo Verde no seio da União Europeia, bem como um incremento significativo do diálogo político e da cooperação entre os dois países. Cabo Verde e Bulgária deverão brevemente designar cônsules honorários nas respetivas capitais a fim de facilitar o incremento do comércio, dos investimentos e da cooperação cultural.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, completou mais uma tournée diplomática por alguns Estados Membros da União Europeia, acompanhado do Representante Permanente de Cabo Verde na União Europeia, José Filomeno Monteiro.

O titular da Pasta Diplomática cabo-verdiano pretende acrescentar mais três pilares à Parceria Especial com a União Europeia, designadamente nos domínios do investimento, crescimento e emprego; a problemática dos oceanos; o reforço institucional com programas suscetíveis de conferir maior agilidade à administração central e local. Para além da possibilidade de colaboração na área da segurança – mais concretamente, no que concerne a securitização das fronteiras aeroportuárias, o que viabilizaria o propósito já anunciado de isentar de vistos de entrada os turistas que procuram Cabo Verde.