O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, terminou hoje, em Praga, capital da República Checa, a primeira fase de um importante périplo que o leva a alguns países da Europa Central e do Leste. Dos países a visitar destacam-se, para além da República Checa, a Eslováquia, a Eslovénia e a Áustria, todos membros plenos da União Europeia.
Luís Filipe Tavares que se faz acompanhar pelo Representante Permanente de Cabo Verde, junto da União Europeia, José Filomeno de Carvalho, pretende mobilizar apoio e engajar os países da região no processo de reforço e expansão da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde, que ora completa dez anos. O Governante deseja igualmente relançar a cooperação bilateral, hoje inexistente devido às profundas transformações registadas nesses estados membros da União Europeia.
Calorosamente recebido pelo seu homólogo checo Lubomir Zaorálek, o chefe da diplomacia cabo-verdiana defendeu a necessidade do reforço das relações bilaterais com foco na cooperação para o desenvolvimento e nas relações económicas e comerciais. Passou em revista a Parceria Especial com a União Europeia e advogou a necessidade do seu aprofundamento, volvidos dez anos.
Os dois Ministros acordaram, ainda, assinar, no mês de setembro próximo, um “memorandum of understanding” que delineará os contornos de uma cooperação reforçada e em novos moldes, especialmente no sector do turismo e indústrias conexas, bem como no sector das energias renováveis. Analisando ainda os sucessos alcançados no quadro da Parceria Especial, acordaram laborar juntos no sentido do seu aprofundamento, ficando assente que Lubomir Zaorálek visitará Cabo Verde no mês de Setembro próximo.
Durante a sua estadia na capital Checa, o Ministro cabo-verdiano manteve igualmente encontros com o Vice Ministro da Indústria e Comércio, Vladimir Bartl, com o Ministro da Cultura, Danial Hermann e com a Vice-Ministra da Educação e Desporto, Dana Prudíková. Abrem-se, por conseguinte, novas possibilidades de cooperação nas áreas de educação e cultura, sobretudo, após a visita a Cabo Verde de Danial Hermann que deverá acontecer em Novembro próximo.
Tratando-se da primeira visita de um Ministro titular da pasta dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano à República Checa, a visita de Luís Filipe Tavares decorreu num clima de entusiasmo e cumplicidade estratégica. Os resultados alcançados preconizam um incremento significativo do diálogo político entre os dois países e um mais do que eventual apoio da República Checa às pretensões de Cabo Verde no seio da União europeia.
Durante a sua curta estadia na capital checa, o Ministro dos Negócios Estrageiros e Comunidades e Ministro da Defesa participou num encontro de confraternização com a comunidade cabo-verdiana residente nesse país.
Luís Filipe Tavares partiu hoje para Bratislava, aonde se encontrará com o seu homólogo Eslovaco, Miroslav Lajcak.