A CEDEAO fixou como sua estratégia global para o seu Programa de Desenvolvimento Comunitário (PCD) a "Integração dos Povos no espaço CEDEAO".
Como sublinha o documento do PCD, "uma estratégia, bem focalizada, correctamente planificada, rigorosamente implementada, e objectivamente avaliada, deverá permitir um resultado global de maior sensibilização das populações, da sua apropriação do processo de integração e da sua participação efectiva. Deverá também permitir alcançar, à prazo, uma competitividade mais elevada da região, através nomeadamente de uma redução dos custos com vista tornar o espaço CEDEAO economicamente mais viável no presente contexto de mundialização".
Neste quadro, as estruturas da CEDEAO, em articulação com a Célula Nacional CEDEAO (MNE) e com a assistência técnica de um consultor nacional, preparou-se uma proposta do PCD nacional visando o desenvolvimento humano e a integração das pessoas, o desenvolvimento das infra-estruturas de produção para a integração, designadamente, as de transportes e comunicações.
Neste sentido e atendendo à necessidade da entrega formal do PCD de Cabo Verde à Comissão da CEDEAO, urge a realização, a priori, de um atelier de validação, no qual participarão entidades nacionais e regionais vinculados ao Programa.