O programa PSI visa promover a cooperação entre as empresas cabo-verdianas e as estrangeiras e, tal como o seu antecessor (PSOM), vem apoiando, desde 2007, seis "joint ventures" em Cabo Verde em vários sectores (biocombustível, energia eólica, aquacultura, serviços de transporte e o sector da construção). Cada uma dessas parcerias detém uma especificidade inovadora no seu sector.
O programa ORIO corresponde a uma garantia de financiamento destinado a contribuir para o desenvolvimento, implementação, operação e manutenção das infra-estruturas nos países em desenvolvimento.
Com estes seminários pretende-se essencialmente partilhar experiências entre os diferentes intervenientes envolvidos no processo, bem como debater os desafios encontrados na implementação desses programas, no "interface" entre os investidores e as autoridades cabo-verdianas relativos às etapas na atribuição de licença, disponibilização de terrenos, estudos ambientais, direitos aduaneiros, procedimentos portuários e financiamento de investimentos.
Tendo em conta o contexto da crise económica mundial em que se vive, cujo fluxo de investimento tende a diminuir, torna-se imprescindível uma interacção efectiva e frutífera entre o sector privado e as entidades governamentais no sentido de propiciar as condições para uma maior inovação das empresas e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo.