A Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, disse acreditarque o voluntariado é uma das vias que pode ajudar-nos a atingir um dos objectivos do Governo – “uma maior inclusão social e garantir as condições para que as camadas mais vulneráveis da população do país participem no processo de transformação e desenvolvimento de Cabo Verde”.
A afirmação aconteceu no ato de encerramento da primeira fase das capacitações das entidades promotoras de voluntariado, no âmbito do Passaporte d@ Voluntári@, na região Santiago Sul, que teve lugar no passado dia 15 de Novembro.
Vinte (20) entidades da Região Santiago Sul participaram desta ação de capacitação que decorreu desde a última sexta-feira na Cidade da Praia. Como resultado desta ação, cerca de duas dezenas de programas de voluntariado serão validadas pelo Corpo Nacional de Voluntários (CNV), o que confere a acreditação das organizações promotoras de voluntariado a trabalhar com o Passaporte, de acordo com a Portaria.
A mesma formação também foi realizada pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, através do Corpo Nacional de Voluntários, nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e na região Santiago Norte.
Recorde-se que o Passaporte do Voluntariado foi criado este ano e conforme adiantou a Ministra é um instrumento de valorização do trabalho do voluntário e um garante de incentivos aos voluntários.
Com esta acreditação, os jovens voluntários terão mais facilidade no acesso às bolsas de estudo, na redução no custo das propinas, no acesso a alguns serviços de saúde, direito a materiais, como livros, a ações de formação, nos transportes públicos e na candidatura a um cargo público.