Notícias

MJ representa Cabo Verde na instituição da Academia Internacional Anti-Corrupção

A IACA é a primeira instituição educacional voltada para o combate à corrupção e tem como uma das missões, treinar gestores governamentais, o sector privado e a sociedade civil, além de juízes, investigadores, promotores, policiais, fiscais e académicos do mundo inteiro.

Por outro lado, e sendo a primeira Academia desta natureza, é igualmente objectivo da IACA servir como centro de excelência na realização de pesquisas e de estudos nesta área, na prestação de formação especializada e no desenvolvimento de políticas e de procedimentos para a prevenção e o combate à corrupção.

De acordo com o site oficial da IACA, a expectativa é que a Academia permita a implantação mais efectiva da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, além de medidas preventivas, criminalização e aplicação da legislação, cooperação internacional e recuperação de activos.

Prevenir e Combater a corrupção – uma resposta global para um flagelo global e Uma Abordagem Inclusiva são as duas temáticas a serem debatidas na conferência.

Estarão presentes no evento o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o novo Director Executivo do UNODC, Yuri Fedotov, entre dezenas de representações ministeriais de Estados-membros da ONU.