Notícias

MJ promove conferência “a percepção da corrupção e o papel de cada um na acção global contra a corrupção”

O Ministério da Justiça em parceria com o Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime (ONUDC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza no dia 09 de Dezembro de 2015, Dia Internacional contra a Corrupção, uma conferência intitulada“A percepção da corrupção e o papel de cada um na acção global contra a corrupção”.

Esta iniciativa, que decorrerá no Auditório da Caixa Económica de CV – Chã de Areia, realiza-se igualmente na sequência da campanha global “Quebrar a Corrente da Corrupção”, lançada em 2014, que este ano, tem por objectivo enfatizar a relevância do papel de todos e todas na promoção da integridade, ou pelo menos evitar ser parte dos actos de corrupção que minam a educação, saúde, justiça, democracia e desenvolvimento sustentável.

Com a realização desta conferência, pretende-se sensibilizar e potenciar o maior envolvimento dos vários segmentos da sociedade na prevenção e combate à corrupção.

Na referida Conferência, serão abordadas as percepções do fenómeno da corrupção, uma vez que a mesma constitui um grande obstáculo para o processo de um desenvolvimento sustentável, tendo um impacto desproporcional nas comunidades mais pobres e um efeito corrosivo no tecido da sociedade. Igualmente, é considerável o seu impacto no sector privado, uma vez que dificulta o crescimento económico, prejudica a competição e acarreta graves riscos, tanto a nível legal como da reputação das empresas.

A cerimónia de abertura terá lugar às 09H00 e será presidida pelo Ministro da Justiça, José Carlos Correia, e ainda contará com a presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski bem como de um Representante do Conselho Superior do Ministério Público.