O Ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, assina, hoje, 29 de Fevereiro de 2012, pelas 17H00, a Convenção de Financiamento para a realização do estudo “Cabo Verde: 50% energias renováveis em 2020 – Desenvolvimento de estratégias de optimização energética”.
Este financiamento surge no quadro da implementação do III Programa Indicativo de Cooperação Cabo Verde/Luxemburgo (2011 – 2015), assinado a 6 de Julho de 2010, na Cidade da Praia, em que o Governo luxemburguês irá disponibilizar, através da rubrica “Fundo de Estudos e Assistência técnica”, aproximadamente, quinhentos mil euros (500.000,00 €).
O referido estudo será realizado pelo Instituto alemão Institute for Applied Material Flow – IfaS Material Flow Management, da Universidade de Trevas, sob a coordenação da Direcção Geral da Energia, do Ministério do Turismo, Industria e Energia de Cabo Verde.
Saliente-se que o Programa do Governo para a VIII Legislatura preconiza a formulação e implementação de uma política energética que vise reduzir a dependência da importação de combustíveis fósseis. Recorde-se ainda que, em Janeiro de 2012, o Conselho de Ministros aprovou o Plano Sectorial para as Energias Renováveis, no montante de 300 milhões de euros.