O Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves e a Ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, cumprem esta sexta-feira o segundo dia de visita à ilha da Boa Vista com um encontro, esta manhã, com o Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado das ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM) e a AEB, empresa responsável pela produção e distribuição de água e energia na ilha.
Ontem, os dois governantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís Santos e puderam ouvir algumas preocupações do autarca em relação à ilha e que brigam com o turismo, setor chave da nossa economia. No encontro, falou-se, também, do saneamento, do surgimento de outros bairros espontâneos e como não podia deixar de ser, do bairro da Boa Esperança, muito afetada com as últimas chuvas caídas na ilha.
A requalificação de Sal-Rei, a falta de médicos especialistas, a necessidade de construção de uma estrada que liga Povoação Velha a Santa Mónica e, também, à zona norte bem como a falta de iluminação pública na ilha, foram outros problemas elencados por Zé Luís Santos.
Da parte do Governo, o Ministro da Economia e Emprego garantiu total cooperação com o poder local em resolver os problemas que emperram o nosso desenvolvimento e garantiu mais uma vez que os Fundos do Turismo e do Ambiente irão ser canalizados para os municípios que arrecadam maior receita para o Estado e a sua aplicação criteriosa deve melhorar o destino turístico de Cabo Verde.
Para além da segurança que deverá ser melhorada com aplicação prática do projecto Cidade Segura, e cujo financiamento foi assegurado recentemente pela China.
A Ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação reforçou a ideia da determinação do executivo em apoiar a Câmara Municipal da Boa Vista. Eunice Silva definiu algumas situações levantadas pelo autarca como complexas, “mas contornável, se todos os stakeholders neste processo desempenharem o seu papel”.
A governante assegura que é prioridade do Governo melhorar as condições de habitabilidade dos cabo-verdianos, daí solicitar a contribuição de todos, Governo, Câmara Municipal, operadores turísticos e a própria população para encontrarem as melhores soluções para a ilha da Boa Vista.
Depois de terem visitado ontem as obras de expansão do Aeroporto Internacional Aristides Pereira e o Bairro Boa Esperança, estão programadas para hoje visitas no terreno, nomeadamente, deslocações a alguns troços de estradas importantes que ligam as grandes unidades hoteleiras e a lixeira municipal, onde há sinais de surgimento de mais um bairro espontâneo no qual a Câmara Municipal assegura que irá intervir de imediato.