Notícias

Ministros de Defesa da CPLP aprovam documento de resposta conjunta a catástrofes

Os Ministros de Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP, aprovaram, quinta-feira, 19 de Maio, em Dili -Timor Leste, um documento estratégico, tendo em vista dar resposta conjunta a situações de catástrofes nos países membros. Trata-se de um instrumento jurídico que define os princípios gerais de cooperação em matéria de Defesa, a sua estrutura institucional e os vetores fundamentais para a afirmação da CPLP enquanto organização promotora da paz e da segurança.

O encontro teve ainda como resultado a aprovação do texto de revisão do Protocolo de Cooperação da CPLP no Domínio da Defesa, bem como os termos de referência do futuro Colégio de Defesa da CPLP, que visam fortalecer a componente de Defesa ao nível da formação de oficiais das Forças Armadas, Forças de Segurança e técnicos superiores dos Estados-Membros.

A XVII reunião dos Ministros da Defesa da CPLP realiza-se em Dili, Timor Leste e conta com a presença dos estados membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Cabo Verde esteve representado neste encontro pelo Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, que esteve acompanhado pelo Diretor Nacional da Defesa, Tenente-coronel Paulo Lopes.

O encontro contou ainda com a presença do secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, o diretor do Centro de Análise Estratégica da CPLP, Luís Diogo de Carvalho bem como membros do Secretariado Permanente para Assuntos de Defesa.