O Ministro foi inteirar-se sobre a primeira semana de integração dos novos diplomatas, aproveitando para juntos trocarem impressões sobre a Política Externa.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, reuniu-se, na tarde desta sexta-feira, 03 de março, com os Terceiros Secretários de Embaixada.
O Ministro foi inteirar-se sobre a primeira semana de integração dos novos diplomatas, aproveitando para juntos trocarem impressões sobre a Política Externa.
De acordo com o Ministro, é bom que os novos Terceiros Secretários de Embaixada retêm que a política externa e diplomacia têm a sua complexidade, porque são atuações externas dos Estados sujeitas às metamorfoses e às vicissitudes das conjunturas internas e internacionais, até porque é uma dinâmica que impõe competências transversais e atualizações permanentes para que se possa trabalhar com consistência e eficácia os grandes dossiers.
Os novos diplomatas, empossados na passada segunda-feira, irão reforçar o quadro diplomático do País, conforme sublinhou o Chefe da diplomacia cabo-verdiana.
“O recrutamento de novos diplomatas é uma forma de rejuvenescer a diplomacia cabo-verdiana, e de trazer novas competências que se impõem no contexto atual, mas também, uma articulação com os legados dos mais experientes nesta matéria”, referiu, sublinhando que os ganhos conseguidos em Cabo Verde ao longo dos anos, não seriam possíveis sem uma atuação consistente da política externa e da diplomacia.
Para além do Ministro e dos 14 dos 15 novos Terceiros Secretários de Embaixada, participaram na Reunião a Diretora Nacional de Política Externa, Tania Romualdo, Diretora de Gabinete do Ministro, Bárbara Lima Leite, DGPOG, Odete Correia e do Assessor Especial do Ministro, Adilson Tavares.