O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, manteve ontem, 16 de novembro, uma conversa telefónica com o seu homólogo da Ucrânia, Dr. Dmytro Kuleba.
Durante a conversa, as duas partes abordaram muitas questões relacionadas com os dois países, nomeadamente o fortalecimento das relações de amizade, preferencialmente na Educação.
O Ministro ucraniano agradeceu ao Chefe da Diplomacia cabo-verdiana pela posição de Cabo Verde em relação à Integridade territorial da Ucrânia, depois da invasão pela Rússia.
No dia 25 do corrente mês, a Ucrânia irá realizar uma Cimeira sobre a exportação de cereais, e o Ministro Kuleba convidou o nosso Arquipélago a participar na mesma.
Dmytro Kuleba disse ao Ministro Rui Figueiredo Soares que a Ucrânia quer candidatar-se como Membro Observador da CPLP, pelo que gostaria de obter o apoio de Cabo Verde nesse quesito, bem como apoio para que o Presidente Volodymyr Zelensky possa discursar na próxima Cimeira da União Africana.
Por seu lado, o governante cabo-verdiano disse esperar que a paz seja restabelecida, o mais breve possível, naquele país, reiterando o desejo de fortalecer os laços entre os dois países, e reiterou o convite feito ao Presidente Zelensky para participar na Cimeira sobre a Liberdade e Democracia, a ser realizada por Cabo Verde, em 2024.