Notícias

Ministro Paulo Rocha inaugura a nova Unidade Policial de Monte Sossego em São Vicente

O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, inaugurou ontem, 10 de abril, a nova unidade da Polícia Nacional em Monte Sossego, São Vicente.

“Esta obra, traduz também a vontade de dar uma solução duradoura à qualificação das infraestruturas policiais e aos equipamentos, que contribuem para o exercício digno de uma das mais importantes atividades profissionais em qualquer país” contextualizou o governante.

Paulo Rocha relembrou aos presentes, o compromisso assumido com a Polícia Nacional assente em 03 dimensões: as pessoas, as infraestruturas e os equipamentos e assegurou que o Governo continuará a priorizar os investimentos sempre com esta visão.

Para garantir a dignidade no trabalho a estes profissionais, está em curso um conjunto de medidas noutras vertentes, nomeadamente, a valorização das condições salariais e de carreira. A atualização da tabela remuneratória foi um compromisso e a já foi promulgada.

O reforço e rejuvenescimento dos efetivos policiais. Novos efetivos foram colocados nos últimos anos em todas as ilhas, em 2023 foram mais 19 em São Vicente.

O reforço dos meios e dos equipamentos. Novo fardamento, a aquisição de novas viaturas, novos equipamentos de proteção individual. A Unidade Policial, recém-inaugurada, recebeu 4 viaturas operacionais.

O governante enalteceu ainda o esforço e a cooperação entre a administração central e o poder local, para a materialização desta grande infraestrutura. “Uma infraestrutura que irá conferir mais dignidade à polícia e ao bairro de Monte Sossego”, afirmou.

A Unidade Policial que irá albergar a Esquadra de Monte Sossego, a Esquadra de Piquete, os Serviços da Direção de Estrangeiros e Fronteiras, um salão multi-usos, um espaço de ginásio, área de detenção.

A infraestrutura, ora inaugurada, fica situada no segundo maior bairro do país, em termos de população, e que no entender da tutela, irá proporcionar aos efetivos as condições de que tanto necessitam para realizar o seu trabalho e à população serviços importantes para um bairro com a dimensão de Monte Sossego.

De relembrar que o concurso para construção da nova unidade foi lançado em maio de 2019, tendo iniciado as obras em dezembro de 2020, tem um custo total de cerca de 80 milhões de escudos, entre a construção, o mobiliário e os equipamentos informáticos.