Notícias

Ministro Luis Filipe Tavares preside inauguração do Balcão Único de Atendimento Personalizado ao Emigrante

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, inaugurou o Balcão Único de Atendimento Personalizado ao Emigrante, que funciona nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, sito em Achada Santo António, nas Casas do Cidadão e em todas as missões diplomáticas na diáspora.

A iniciativa visa reunir no referido balcão os serviços mais solicitados pelos emigrantes, designadamente reconhecimento das cartas de condução, finanças, administração pública e alfandegárias e ainda prestar o mesmo serviço em todas as Casas do Cidadão de Cabo Verde nas 18 missões diplomáticas alargadas pela diáspora. Saiba mais aqui.

A abertura do Balcão Único de Atendimento Personalizado ao Emigrante, nas instalações do Ministério do Negócios Estrangeiros e Comunidades, surgiu no âmbito do processo de modernização dos serviços administrativos prestado pelo Governo, através de uma forte parceria e engajamento/envolvimento da Secretária de Estado para a Modernização Administrativa e a Casa do Cidadão.

Na primeira fase, foram contemplados a modernização do espaço físico e do atendimento personalizado, seguindo a remodelação administrativa de procedimentos de todo processo ligado aos serviços que o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades vinha prestando tais como: autenticidade dos documentos, declaração do emigrante, apostilamento de documentos e processo de funeral.

Neste processo de modernização administrativa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, pretende alargar parcerias com várias instituições, nomeadamente, Cabo Verde TradeInvest, no âmbito do estatuto do investidor emigrante, que deverá ser aprovado este ano e prestar este serviço no Balcão Único de Atendimento Personalizado ao Emigrante, fornecendo informações ligadas ao sector de investimento e serviços das Câmaras Municipais que já se encontram disponíveis na Casa do Cidadão.

Após o ato, em declarações a imprensa, o chefe da diplomacia Cabo-verdiana avançou aos jornalistas presentes que se está perante um serviço de atendimento personalizado ao emigrante e publico em geral, “completamente novo”, de qualidade e que traduz mais dignidade e satisfação aos nossos emigrantes.

“Prometemos modernizar o atendimento ao emigrante, estamos a fazê-lo. Hoje inauguramos um serviço totalmente novo, que não existia antes. Nós vamos prestar um conjunto de serviços ligados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, mas também à Casa do Cidadão e vamos informatizar, todo o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades para podermos laborar ‘on-line’ com as nossas missões diplomáticas e prestar um serviço de melhor qualidade aos nossos emigrantes”, garantiu.

Segundo o Governante, o objetivo é reunir no referido balcão os serviços mais solicitados pelos emigrantes, designadamente reconhecimento das cartas de condução, finanças, administração pública e alfandegárias e ainda prestar o mesmo serviço em todas as Casas do Cidadão de Cabo Verde nas 18 missões diplomáticas alargadas pela diáspora.

De referir, que o referido ato de inauguração, contou com a presença da Secretária de Estado para Modernização, Edna Oliveira e Gestora da Casa do Cidadão, Maira Silva.