Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, o Governo de Cabo Verde quer aprofundar as relações de cooperação junto dos organismos das Nações Unidas com sede em Genebra, Suíça.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, deu posse ontem, 28 de dezembro, a nova Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Cabo Verde, junto do Escritório das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais com sede em Genebra – Suíça, Dra. Clara Manuela da Luz Delgado.
Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, o Governo de Cabo Verde quer aprofundar as relações de cooperação junto dos organismos das Nações Unidas com sede em Genebra, Suíça.
“Cabo Verde pretende estreitar as relações juntos dos organismos das Nações Unidas, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS), no que se refere a questão das vacinas, tendo em conta que Cabo Verde está determinada em dar início ao seu plano nacional de vacinação contra a Covid-19”, frisou o governante.
Conforme o Chefe das relações diplomáticas Cabo-verdiana, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são parceiros importantes de Cabo Verde com os quais o país pretende reforçar as relações já existentes.
Para além destas constatações, o ministro referiu que Cabo Verde possui vários dossiers, nomeadamente: na área da saúde, segurança social, diplomacia económica em que pretende ter acordos para evitar a dupla tributação e proteção reciproca de investimentos com a Confederação Helvética, com o qual também pretende estabelecer cooperação nos domínios das energias renováveis e negócios em assuntos financeiros.
Além do mais, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, concluiu que Clara Manuela da Luz Delegado, também irá desempenhar a função de Embaixadora de Cabo Verde junto da Confederação Helvética e que brevemente convidará o seu homólogo para visitar Cabo Verde.
Por seu lado, Clara Manuela da Luz Delgado (nova Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Cabo Verde, junto do Escritório das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais com sede em Genebra – Suíça), adiantou que irá assumir as suas responsabilidades com muita humildade e espírito de missão e dar o seu melhor contributo na consecução dos objetivos traçados.
“Eu terei como foco os organismos especializados com o qual Cabo Verde tem uma maior cooperação, nomeadamente: a OMC, OIT e OMS. A ideia, é focar nas instituições com os quais Cabo Verde, tem uma cooperação estreita e com resultados concretos”, avançou Clara Da Luz Delgado.
Segundo a mesma, pretende dar uma atenção especial a comunidade cabo-verdiana residente naquele país e ainda aprofundar as relações bilaterais entre os dois países, tendo sempre presente na sua linha de atuação a diplomacia económica, enquanto ocupar o cargo para o qual foi nomeada.