O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, recebeu, esta sexta-feira, 16 de agosto, no seu Gabinete na Cidade da Praia, o Embaixador da República Federativa da Rússia em Cabo Verde, Vladimir Grigorievich. No encontro foram analisados aspetos específicos de preparação da missão promocional do destino turístico cabo-verdiano no mercado russo que Cabo Verde prepara para fazer, brevemente, naquele país.
O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, recebeu, esta sexta-feira, 16 de agosto, no seu Gabinete na Cidade da Praia, o Embaixador da República Federativa da Rússia em Cabo Verde, Vladimir Grigorievich. No encontro foram analisados aspetos específicos de preparação da missão promocional do destino turístico cabo-verdiano no mercado russo que Cabo Verde prepara para fazer, brevemente, àquele país. A missão à Rússia será chefiada pelo ministro José Gonçalves da Silva e contará com uma importante delegação que inclui representantes dos setores públicos e privados para o turismo e transportes aéreos.
Na agenda está a assinatura de dois instrumentos de cooperação, tanto para o turismo como o transporte aéreo, tendo em vista a conectividade entre esses dois países, o investimento direto estrangeiro russo no sector do turismo em Cabo Verde e o fluxo de turistas russos para Cabo Verde.
De notar que as relações diplomáticas entre Cabo Vede e a Rússia remontam a independência nacional. Atualmente o interesse dos dois países em intensificar as relações é inquestionável, numa altura que se está a criar as condições para que Cabo Verde se transforme num verdadeiro parceiro estratégico da Rússia.
A assinatura do Acordo de Isenção Recíproca de Vistos entre os dois países, o acordo de Entrada Simplificada de Navios russos nas Águas/Portos de Cabo Verde e a abertura, em breve, do Consulado Honorário de Cabo Verde em Moscovo são resultados já conseguidos entre ambos países e espelham a vontade em reforçar a cooperação bilateral, que se quer produtiva e profícua.
Este encontro, entre o Ministro José da Silva Gonçalves e o diplomata Russo, é mais um passo para o relançamento desta cooperação e uma oportunidade para debater as relações bilaterais nas suas distintas facetas, da dimensão política à económica e comercial, com especial enfoque na identificação de janelas de oportunidades para o seu fortalecimento, particularmente nos setores do turismo e transporte.
De lembrar que a Rússia recebeu recentemente a visita de várias entidades governamentais nacionais.