O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, encontra-se na ilha de São Nicolau, até o 6 de setembro, com uma agenda focada no acompanhamento e monitoramento das políticas sociais implementadas pelo Governo, onde destacou o compromisso assumido com o Rendimento Social de Inclusão (RSI) e a Inclusão Produtiva.
A visita iniciou no Município da Ribeira Brava, onde reuni-me com o Presidente da Câmara para avaliar o progresso dos projetos sociais em curso, assim como os equipamentos e serviços sociais disponíveis. Durante o encontro, sublinhei a importância do cumprimento dos compromissos assumidos com o município.
Comprometemo-nos a reforçar o Rendimento Social de Inclusão, e hoje saímos de 30 para 139 famílias beneficiadas. Também aumentamos a pensão social mínima, que agora alcança quase 730 pessoas.
Outro ponto importante foi a evolução no apoio aos cuidadores para pessoas com deficiência, idosos e crianças. “Introduzimos três cuidadores no município para atender a crescente demanda”, afirmou.
O programa de Inclusão Produtiva, que antes não contemplava nenhuma família em Ribeira Brava, agora apoia cerca de 90 famílias. Estamos a dar passos significativos para tornar a ilha cada vez mais inclusiva e combater a pobreza extrema.
Além desses avanços, destaquei a instalação de um Centro de Cuidados para pessoas com deficiência e o desenvolvimento de um programa de acesso ao pré-escolar para crianças de 0 a 5 anos no município.
Com essas ações, o Governo reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento social e a inclusão em São Nicolau, visando a eliminação da pobreza extrema e a redução da pobreza absoluta na região.