No âmbito da subsidiação de espaços comerciais do parque habitacional do Estado às Confissões Religiosas, Organizações Não Governamentais e Câmaras Municipais, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento social presidiu ontem, 30 de setembro, a inauguração do novo espaço do Centro de Acolhimento “Ninho de Amor” no Concelho de Santa Cruz.
O “Ninho de Amor”, criado em fevereiro de 2022 pela Câmara Municipal de Santa Cruz, é um centro de acolhimento para crianças com paralisia cerebral. A sua missão é proporcionar apoio integral às crianças e suas famílias, oferecendo um espaço de acolhimento e empoderamento para as mães, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças e das suas famílias.
Através do programa de arrendamento subsidiado, o Governo de Cabo Verde disponibiliza espaços comerciais para Confissões Religiosas, Organizações Não Governamentais e Câmaras Municipais, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social, combate à pobreza e promoção da inclusão. Estes arrendamentos são subsidiados em 80% para as Confissões Religiosas e Organizações Não Governamentais e em 50% para as Câmaras Municipais.
Segundo o Ministro, o Governo reafirma o seu compromisso na criação de condições favoráveis para que entidades não governamentais e religiosas possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e a justiça social no país.
“Este espaço vai ajudar na integração das crianças com necessidades especiais. Trata-se de mais uma iniciativa que vai ao encontro daquilo que desenvolvemos no plano de cuidados com a introdução de cuidadores profissionais, que têm desempenhado um papel muito importante em cuidar e incluir as crianças,” afirma o ministro.
O Governo tem feito uma forte parceria com as Câmaras Municipais e organização da sociedade civil, segundo o ministro, Acarinhar e a Autarquia local tiveram um papel essencial na concretização deste projeto.
O novo espaço do Centro Ninho de Amor está localizado no espaço comercial do antigo complexo Casa para Todos de Santa Cruz. O objetivo, segundo o governante é transformar todos espaços comerciais do Casa para Todos em espaços para projetos sociais.
“Neste momento algumas instituições religiosas e Câmaras municipais já têm acesso a estes espaços, onde vão desenvolver projetos de carater social, no sentido de ajudar na implementação das políticas sociais mais próxima das comunidades,” frisou Fernando Elísio.