O Ministro de Estado e do Desporto, Fernando Elísio Freire, recebeu no final da manhã de hoje a Comissão Executiva da Confederação Africana de Andebol, chefiada pelo seu Presidente Aremou Mansourou.
O Ministro de Estado e do Desporto, Fernando Elísio Freire, recebeu no final da manhã de hoje a Comissão Executiva da Confederação Africana de Andebol, chefiada pelo seu Presidente Aremou Mansourou.
O encontro serviu para o governante cabo-verdiano agradecer a escolha do nosso arquipélago, “o que tem sido uma grande honra”, para organizar o 41º Campeonato dos Clubes Campeões Africanos em andebol e, ao mesmo tempo, vincar a aposta do Governo em fazer de Cabo Verde “um país plataforma”, no meio do Atlântico, palco para os grandes eventos desportivos internacionais.
“Cabo Verde está no caminho certo para ser uma grande plataforma na organização de eventos desportivos”, por isso, o Governo vem tomando um conjunto de medidas para “estrategicamente” conseguir tais objectivos.
Por isso, foi alterada a legislação com a introdução dos eventos desportivos e do turismo na Lei de Bases do Desporto, o mesmo acontecendo com a alteração de um conjunto de leis relacionados com Escolas de Iniciação Desportiva, Regime das Selecções Nacionais e a apresentação do país ao mundo com a criação da Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV).
Foi o que aconteceu com a realização em Cabo Verde de um dos circuitos mundiais de kitesurf, os Jogos Africanos de Praia (ambos na ilha do Sal), o Campeonato dos Clubes Campeões Africanos em andebol (a decorrer no pavilhão Vavá Duarte, na Praia), em 2024 vai ser organizada a Taça das Nações africanas em andebol, em praticamente todo o território nacional e, em 2021-2022, será a vez da Volvo Ocean Race (com paragem garantida em Mindelo).
“Isto demonstra que Cabo Verde está a dar passo seguros”, disse o Ministro Elísio Freire á saída do encontro, lançando um repto às federações cabo-verdianas nas várias modalidades: “preparar as equipas para um desempenho desportivo bom” e na parte da atracção dos eventos, “criar as condições legais e institucionais” para melhorarmos a organização, isso, “apesar de estarmos a dar uma boa resposta” também nesse capítulo.
Aliás, no encontro desta manhã do Ministro do Desporto com a Confederação Africana de Andebol (CAHB), o Presidente Aremou Mansourou enalteceu “excelência da organização, o acolhimento e o grande contributo de Cabo Verde” na promoção do andebol no continente, reforçando que o nosso país tem sido “uma bela descoberta para todo o mundo”.