O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, concluiu, na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, a agenda de visitas aos setores sob sua tutela em São Vicente com uma visita à delegação da Pró-Empresa e constatou que “o ecossistema efetivamente está a funcionar”.
Em balanço à imprensa, no final da visita, o Ministro expressou a sua satisfação, de forma global, com o funcionamento dos serviços na ilha, concluindo, mediante as informações prestadas e os casos de sucesso constatados, que “temos um ecossistema bem montado de ponta a ponta para alavancar as empresas” e que “claramente está a funcionar e a responder com um nível acima do razoável às necessidades e às expectativas das pessoas e dos empreendedores na ilha”, pelo que “valeu a pena esta visita às delegações.
Na Pro Empresa, onde foi recebido pela Administradora Executiva, Dina Andrade, e pelo Delegado e Diretor dos Serviços Centrais de Empreendedorismo e Inovação, Amilcar Morais, o governante tomou nota, com satisfação, das ações que estão a ser desenvolvidas. “Notamos que há uma componente que é muito importante para o futuro de Cabo Verde que tem a ver com as inovações tecnológicas e a criatividade própria da juventude Mindelense, que se tem posicionado em lugares de destaque com empreendimentos que se revelam verdadeiros casos de sucesso”.
A título de exemplo, o Ministro foi conhecer as histórias de duas empreendedoras, uma no setor da estética e outra na educação de infância, que, com o apoio da Pro-Empresa, construíram negócios que se tornaram referências nas suas áreas.
Uma das jovens, Madilene Tavares, com o apoio da Pro-Empresa, através do Programa Pró-Crédito, com o qual recebeu assistência técnica do Plano de Negócio, investiu num Spa que disponibiliza produtos e serviços de beleza e estética. Ainda com recurso ao Programa no Fomento ao Empreendedorismo, a jovem participou numa formação no exterior, e teve financiamento via linhas Retoma Económica, e hoje emprega outras cinco jovens nas várias especialidades estéticas.
Uma segunda jovem, Losânia dos Santos Spencer, montou um Jardim de Infância, na Zona de Espia, inicialmente num espaço arrendado, onde iniciou com 20 crianças, mas, dada a demanda, logo viu a necessidade de construir um jardim de raiz. Neste momento, a jovem que começou com formação Gin PIN no IEFP e teve seguimento da Pró-Empresa, através dos Programas Pró-Crédito, com o qual recebeu assistência técnica do Plano de Negócio, Financiamento através do Fomento, no Fomento ao Empreendedorismo Jovem, assistência técnica no Plano de Restruturação, e teve financiamento para expandir via linhas Retoma Económica, com o apoio da Pro-Capital e da Pro-Garante, dispõe de 186 crianças e emprega outras 18 jovens cuidadoras de menores.
Iniciativas que muito agradaram o Ministro, que regozijou-se com o trabalha desenvolvido.