Notícias

Ministro Eurico Monteiro desafia jovens de Santa Catariana a serem os melhores nas suas áreas para responderem ao mercado cada vez mais competitivo

O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial desafiou os jovens de Santa Catarina a serem os melhores nas suas áreas de atuação, apostando na excelência e na competência para vencerem num mercado cada vez mais competitivo. É que, nos dias de hoje, afirmou Eurico Monteiro, “não basta ter formação, é preciso ter boa formação”.

Mais do que isso, “não basta ter uma profissão, é preciso ser competente, produtivo e ativo”, sublinhou o Ministro, que falava aos jovens da Escola Técnica, em Assomada, numa rodada de conversa sobre as perspetivas e oportunidades que Cabo Verde oferece, promovida pelo Governo de Cabo Verde, subordinada ao tema “Crescer em Santiago Norte”.

Apesar dos desafios impostos pelo mercado de trabalho, destacou o governante, com escolas de formação profissional em quase todos os concelhos “ Cabo Verde nunca teve tantas oportunidades como agora”. A título de exemplo, indicou, “só em 2024, cerca de 5.000 jovens foram formados nos centros de formação e em 2025, com uma oferta formativa de 64 ações de formação, temos a previsão de formar cerca de 6.000 jovens, num investimento de, aproximadamente, 700 mil contos”.

Ainda na ocasião, o Ministro destacou o papel de instituições como a Pró-Empresa, a Pró-Garante e a Pró-Capital, que oferecem todo o suporte técnico e financeiro na montagem do negócio, com linhas especiais de acesso ao crédito como o Banco Jovem e Mulher. Além disso, “temos um elevado número de pedidos de estágios profissionais”, que depois se convertem em emprego, levado a cabo pelo IEFP, que além da componte formação profissional, também lidera esse processo, indicou o governante, realçando terem sido beneficiados aproximadaente 27 mil jovens, entre 2022 e 2024.

“Hoje, quem se forma bem, encontra emprego. Temos cursos com até 100% de empregabilidade. Mas é preciso apostar em si mesmo, ser resiliente e procurar ser o melhor”, concluiu o Ministro, que após o encontro com jovens, acompanhou o Primeiro-Minisro numa visita a alguns projetos de empreendedores que contaram com o suporte da Pro-Empresa na montagem dos seus negócios.