Notícias

Ministro dos Assuntos Parlamentares destaca trajectória do Artiletra na promoção da cultura

 

Para o Governante, que falava no acto de encerramento das comemorações do 20º Aniversário desta publicação periódica especializada, este jornal tem sido uma referência de qualidade, perseverança e ousadia, constituindo, deste modo, "um caso de sucesso" e "um exemplo pela positiva de que somos capazes quando ousamos".

"Estamos, de facto, perante um caso de sucesso de um projecto de dimensão extraordinário que engrandece o País, agigante e imortaliza aqueles que ousaram e acreditaram que, a par do desenvolvimento material, há também espaço para alimentar o espírito e Abril as mentes para a criação", asseverou.

Rui Semedo aproveitou, assim, a ocasião para prestar homenagem aos fundadores do jornal Artiletra pela sua visão, ousadia e perseverança. Reconheceu, igualmente, o esforço da direcção deste periódico em "manter, com vivacidade, actualidade e qualidade esta publicação" que, segundo diz, já se tornou uma referência obrigatória no campo da comunicação e da cultura.

O titular da pasta da Comunicação Social manifestou, também, o seu apreço pela diversidade e riqueza do programa comemorativo deste ano, considerando que as actividades culturais desenvolvidas por Artiletra, nesta semana comemorativa, constituem "uma autêntica celebração da cultura cabo-verdiana".

O Acto de encerramento, que aconteceu no emblemático prédio da ex-Conservatória dos Registos de Mindelo, teve a presença de uma grande moldura humana, sobretudo de gente ligada às lides culturais, e contou com um leque variado de actividades, desde recital de poesias, animação musical, bem assim, uma homenagem póstumo a Luis Loff de Vasconcelos, proeminente homem da cultura e comunicação.

A vida e obra deste jornalista e escritor cabo-verdiano foi relembrado, durante o certame, pelo seu neto, Augusto Vasconcelos Lopes, segundo quem há que se aprofundar nas pesquisas para resgatar e dar a conhecer aos cabo-verdianos o legado histórico deixado por Luis Loff Vasconcelos.

Por seu turno a Directora da Artiletra, Larissa Rodrigues, considerou que nestes vinte anos de estrada o periódico que dirige tem se dedicado muito a reconstituir o percurso dos grandes vultos das letras e música cabo-verdiana e a trazer ao conhecimento do público as suas obras, com destaque para Eugénio Tavares, Baltasar Lopes, José Lopes, Januário Leite, B`Leza, Luis Loff, entre outros.