O Ministro Carlos Santos presidiu, na tarde de ontem, 07 de março, a cerimónia dos finalistas da 20ª edição do curso de Cozinha e Restauração, na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), na cidade da Praia. O evento contou com 127 Formandos finalistas, na primeira fase, sendo 90 no Curso de Cozinha e 37 no de Restauração, estando agora aptos para estágio no sector do Turismo em várias ilhas de Cabo Verde, marcando um ponto culminante na formação profissional.
O Ministro do Turismo, que também tutela a pasta dos Transportes ressaltou que a taxa de empregabilidade dos mais de 9000 mil jovens formados da EHTCV representa uma taxa acima dos 85%. Carlos Santos enalteceu o papel da EHTCV a nível do turismo, um sector que tem empregado cerca de 20 por cento da massa trabalhadora do país. Este resultado reflete não apenas a excelência da formação proporcionada pela instituição, mas também a capacidade dos formandos em adaptarem-se e responderem às exigências do mercado de trabalho.
A cerimónia dos finalistas da 20ª edição do curso de Cozinha teve lugar na Residência de Estudante e Hotel Escola da EHTCV, teve como objetivo reconhecer as conquistas individuais dos formandos e evidenciar o compromisso da instituição em formar profissionais qualificados para o mercado.
O Ministro do Turismo, Carlos Santos afirmou durante o evento que tem acompanhado de perto e reconhece o excelente trabalho que a EHTCV vem realizando, focado na qualificação e sustentabilidade do turismo, com elevada responsabilidade na economia cabo-verdiana.
Atualmente, a EHTCV conta com um número total de 441 formandos em formação, sendo 380 na Cidade da Praia (incluindo 25 jovens da Guiné-Bissau), 41 na ilha do Sal e 20 em São Vicente.
No final da sua intervenção, o Ministro Carlos Santos, agradeceu a todos que estiveram envolvidos e, pediu aos finalistas humildade, foco e preparação para que possam ser futuros empreendedores.