Notícias

Ministro do Mar Preside Abertura de Conferência do ISECMAR-UTA

Na manhã de quinta-feira, 26 de setembro, na ilha de São Vicente, o Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, presidiu à abertura de uma conferência que celebra os 40 anos da criação do Centro de Formação Náutica, que evoluiu para o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR). Esta instituição atualmente faz parte da Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

Durante o evento, o Ministro felicitou a instituição pelo seu longo percurso na formação de quadros nacionais e internacionais, destacando a importância da formação em um setor tão crucial para o desenvolvimento. Ele enfatizou que o grande desafio atual é valorizar e intensificar o capital humano, posicionando o ISECMAR-UTA como líder em programas de formação, visando continuar a preparar novos profissionais para o mercado de trabalho, tal como tem feito ao longo das últimas quatro décadas.

Na sua intervenção, o Ministro sublinhou que a escola náutica/ISECMAR-UTA tem feito história em Cabo Verde. “É impressionante o número de formandos, tanto os profissionais que atuam em Cabo Verde quanto aqueles que estão no exterior”, afirmou, ressaltando que o conhecimento é agora universal. Ele advertiu que nenhuma instituição de ensino e formação cabo-verdiana deve limitar sua atuação ao mercado local. “Todo o esforço de formação deve visar não apenas o trabalho em Cabo Verde, mas também no mundo”, indicou.

“Precisamos ser competitivos a ponto de garantir que a qualidade da nossa formação tenha reconhecimento não apenas a nível nacional, mas também internacional”, acrescentou.

Fundado em 1984 sob a denominação de Centro de Formação Náutica, a instituição passou a ser conhecida como ISECMAR em 1996. Em 2008, integrou a Universidade de Cabo Verde, operando até 2014 como Departamento de Engenharia e Ciências do Mar. Em 2016, tornou-se a Faculdade de Ciências do Mar e, com a criação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), passou a integrar a unidade orgânica desta nova universidade, acumulando assim 40 anos de história, comemorados hoje, precisamente, no Dia Marítimo Mundial.