O Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, pôde na sexta-feira, 7, conhecer o projeto de construção do novo Campus do Mar que a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) está a projetar para a zona do Ribeira de Julião, e destacou ser um “projeto importante, moderno, com muitas valências” e com uma identificação e motivação “voltada para o mar”.
Enquanto Ministro do Mar, disse que ficou “muito contente” com o que lhe foi apresentado pelo Reitor da UTA, Dr. João do Monte.
“Este projeto moderno irá criar condições para o desenvolvimento desta que é a vocação da ilha de São Vicente, que é o mar”, sublinhou, pontuando que o Campus do Mar é uma prioridade do Governo no seu todo e que enquanto Ministro do Mar “não poderia estar mais contente” com este projeto pelo que prometeu fazer advocacia para apoiar na edificação deste novo Campus como também na promoção de novos cursos especializados, principalmente ao nível de desenvolvimento da pesca, da aquacultura e de marinheiros para os transportes marítimos.
O governante sublinhou que Cabo Verde está a dar “passos importantes” ao projetar esse Campus, enaltecendo, por outro lado, que a infraestruturação universitária “são passos importantes” para o reforço da capacidade do País na sua especialização de formação para o mar.
“A internacionalização é algo fundamental.
Temos aqui uma oferta onde podemos também ser parceiros para os nossos vizinhos da Costa Ocidental Africana, da CPLP e de outros países que queiram aqui estudar e formar técnicos de qualidade ao nível do mar”, indicou, ainda.
O Ministro vincou que o Campus do Mar é uma política pública que visa montar e promover uma sinergia ao nível de todos os setores e áreas de atividade, desde a formação técnica, passando para a formação universitária, científica e oceanografia.
Durante o encontro com a equipa da Reitoria da UTA, o Ministro destacou que a UTA é uma universidade com formação de “muita qualidade”, tendo acentuado, por outro lado, que os jovens que se formam nesta Universidade Pública têm um nível de empregabilidade “muito grande”.
Defendendo haver espaço para “parcerias fortes” da UTA, o Ministro acentuou, ainda, o fato de o projeto de o novo Campus do Mar ser uma mini-cidade, com anfiteatro, áreas estudantil e de professores, entre outros.
“Estamos perante um polo de última geração. Um projeto que contempla a eficiência, um Campus completamente aberto”, sublinhou, de seguida.