Em visita de trabalho à ilha da Boa Vista, o Ministro do Mar esteve esta quarta-feira, 28, no Porto de Sal Rei, e confirmou que o Porto da ilha funciona em todas as suas dimensões e funcionalidades.
Jorge Santos destacou o crescimento do volume de operações de navios (19%), passageiros (20%), mercadorias (40%) e contentores (20%), realçando que a Boa Vista é uma ilha importante sendo uma das centralidades do país, não só pela sua dimensão turística, como também na sua dimensão em termos de potencial de crescimento para setores como pesca, agricultura, aquacultura, em particular.
O Ministro referiu ao Porto de Pesca como um “grande desafio” para a ilha. “É uma necessidade diagnosticada, os estudos estão em curso, a localização já existe. O grande desafio é equacionar o projeto, finalizar os estudos do Porto e dos equipamentos”, adiantou.
Jorge Santos adianta que a “visão maior” é a transformação da pesca artesanal para o semi-industrial e depois para a industrial, de modo a se ter esta ilha integrada no todo da atividade da economia marítima a nível nacional e regional.
Quanto à gare marítima, o Ministro confirmou os investimentos na ordem dos 70 mil contos para dotar a ilha de uma infraestrutura digna e necessária. A obra inicia nos próximos meses, ficando concluída em 2025.
Nesta visita, o Ministro esteve acompanhado do PCA da Enapor, do Presidente do IMP, de colaboradores do Ministério, entre outros.