Notícias

Ministro do Mar preside abertura da 27ª edição da FIC, destacando-a como plataforma chave para negócios e desenvolvimento sustentável

A Feira Internacional de Cabo Verde foi aberta na noite de ontem (20), na cidade do Mindelo. O Ministro do Mar destacou que a FIC é uma plataforma crucial para negócios, exposição e troca de conhecimentos entre empresários de Cabo Verde e de todo o mundo, que durante quatro dias estarão reunidos nesta ilha de São Vicente.

Sob o lema “Em prol da Paz e do Desenvolvimento Sustentável”, a 27ª edição da FIC conta com a presença de mais de 100 empresas nacionais e internacionais, distribuídas pelos stands montados em um dos pavilhões da Enapor, junto ao Porto Grande de Mindelo.

Estão presentes participantes de África, Europa e América.
Durante a abertura do evento, o Ministro do Mar afirmou que a FIC é um espaço fundamental para o desenvolvimento económico nacional, destacando a importância de Cabo Verde se afirmar como uma Nação desenvolvida com a participação ativa do setor privado. A economia, os negócios e a criação de empregos são essenciais para o progresso do País e a FIC contribui significativamente para esses objetivos.

O governante enfatizou a relevância da Economia Azul e a preservação dos Oceanos, que são vitais para o futuro do País, mencionando iniciativas recentes como a Cabo Verde Ocean Week e a EXPOMAR, que reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a diversificação económica das ilhas.

Em nome do Governo, o Ministro destacou que o Orçamento de Estado para o ano económico de 2025 focará em três pilares principais: investimento, emprego e inclusão social, com o setor privado sendo incentivado a participar mais ativamente no desenvolvimento económico de Cabo Verde.