O novo Conselho Diretivo é composto por Seidi Pinto Silva Santos, Presidente, Armando José Teixeira Rodrigues Pires Lopes, vogal executivo, e Sandra Marques da Silva Leite, enquanto vogal executiva, nomeados pela da resolução de Conselho de Ministros n. º28/2022 de 3 de junho.
O Ministro do Mar, Abraão Vicente, conferiu posse aos novos membros do Conselho Diretivo do IMP – Instituto Marítimo Portuário, na manhã desta segunda-feira, 20 de junho, desafiando a equipa que assuma o leme do IMP a ser ousada e a desafiar o Ministério do Mar e os players do sector de forma que a instituição ganhe a devida centralidade no sistema marítimo nacional.
O novo Conselho Diretivo é composto por Seidi Pinto Silva Santos, Presidente, Armando José Teixeira Rodrigues Pires Lopes, vogal executivo, e Sandra Marques da Silva Leite, enquanto vogal executiva, nomeados pela Resolução de Conselho de Ministros n. º28/2022 de 3 de junho. Sandra Leite, por motivos de força maior, não pôde estar presente, pelo que lhe será conferida posse num momento oportuno.
“A reconfiguração do IMP – Instituto Marítimo Portuário vai com a meta clara de engrandecer o IMP, ressaltar o percurso histórico e trabalho feito, mas afinar a direção e rumo. O Instituto Marítimo Portuário é crucial em tudo que tem a ver com a economia azul e do mar, que tem estado atualmente no centro das políticas de reconfiguração dos Estados”, afirmou o Governante que aproveitou a ocasião para agradecer a equipa cessante pelo trabalho e dedicação à instituição.
“O IMP deverá ser mais célere, colaborativo, engajado com as empresas públicas, que de uma forma ou outra, labutam sobre a sua direção” sublinhou o ministro, assumindo o compromisso, de o ministério que tutela, tudo fazer para garantir as condições necessárias ao instituto para o bom cumprimento da sua missão.
Missão esta que só será cumprida, na visão do governante, caso os cabo-verdianos, pescadores e operadores consigam sentir e perceber que há uma nova forma de funcionar no IMP e que beneficia a população. “Espero uma liderança luminosa e que traga bons resultados a Cabo Verde, sendo esse o nosso objetivo maior”, finalizou.
O Presidente empossado agradeceu, em nome do conselho, o convite e confiança depositada pelo Ministro e Governo de Cabo Verde na equipa para gerir os destinos do IMP, garantindo que “a rota de navegação está plenamente identificada”.
Agradecendo o trabalho meritório da equipa cessante, Seidi dos Santos garantiu que a atual gestão dará continuidade aos desígnios da segurança marítima, colocando foco e empenho na melhoria e alinhamento da comunicação, interna e externa, modernização dos meios técnicos de tratamento de dados conferindo-os maior acessibilidade e transparência. Outro ponto destacado na “rota de navegação” da equipa empossada é a necessidade de capacitação e reforço do quadro efetivo do instituto, com olhos postos na inovação e visão transformadora do sector e país.