Notícias

Ministro do Mar confere posse ao Conselho da Administração da EMAR e Vogais do IMAR

O Ministro do Mar por sua vez, evidenciou mais mulheres a assumir cargos de liderança, sublinhando que não acontece apenas pelo facto de serem mulheres, mas por possuírem as competências técnicas e científicas necessárias para consolidar as duas instituições e projetá-las a outros patamares.

O Ministro do Mar, Abraão Vicente, conferiu posse, nesta segunda-feira, 7 de agosto, ao Conselho de Administração (CA) da Escola do Mar e às novas vogais executivas do Instituto do Mar, que entram para compor a direção com Albertino Martins.

O novo Conselho de Administração da Escola do Mar é liderada pela anterior Administradora Executiva, Liliane Pimenta. Integram o CA da EMAR, o Administrador Executivo Adildo Gomes, anterior vereador da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, e o Administrador não executivo Jandir Leite Pina, Técnico de Salvamento Aquático.

No Instituto do Mar (Imar) entram, para compor o corpo diretivo da instituição, as Vogais Yara Rodrigues, Bióloga e anterior Diretora do Serviço de Investigação, Extensão e Edição, da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), e Armelinda Antónia Delgado, anterior Chefe do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos do IMP.

No seu primeiro discurso como PCA da Escola do Mar, Liliane Pimenta agradeceu a confiança do Governo e Ministro do Mar para dirigir os destinos da escola, assumindo o compromisso de que o CA irá trabalhar incansavelmente em prol do desenvolvimento das competências dos recursos humanos da Economia Azul.

“Pretendemos buscar novas formas de desenvolver as competências dos profissionais do mar. O nosso objetivo será desenvolver os principais pilares do EMAR, a marinha mercante, a pesca, a aquacultura, fortalecer parcerias com as comunidades costeiras, instituições locais, nacionais e internacionais, de modo a expandir as oportunidades de aprendizagem dos formandos”, afirmou Liliane Pimenta, sem descurar do pilar sustentabilidade ambiental.

Armelinda Delgado, vogal executiva do IMAR, agradeceu em nome próprio e da colega Yara Rodrigues, o desafio e confiança para integrar a nobre missão de, juntamente, com Albertino Martins, dirigir os destinos do Instituto do Mar.

O Ministro do Mar por sua vez, evidenciou mais mulheres a assumir cargos de liderança, sublinhando que não acontece apenas pelo facto de serem mulheres, mas por possuírem as competências técnicas e científicas necessárias para consolidar as duas instituições e projetá-las a outros patamares.

Ao anterior PCA da Emar, Abraão Vicente agradeceu os serviços prestados, o facto de ter honrado os compromissos estatutários e ter dado um cunho executivo à gestão da Emar, que permitiu colocar a escola no mapa das instituições de ensino profissional de Cabo Verde.

Igualmente agradeceu os vogais cessantes do IMAR pelo trabalho e empenho, por mostrar os “cantos à casa” IMAR e os caminhos a seguir para melhoria da instituição.  Assim, aproveitou o ensejo para informar que o PCCS do Imar já foi assinado pelos Ministros do Mar e Ministro das Finanças.

“Isto significa que, brevemente, o novo PCCS do IMAR será publicado. Já temos disponibilidade orçamental para a sua implementação, em agosto, conforme prometido”, clarificou o Ministro.

Às duas equipas, o governante pontuou que “acredita no trabalho de equipa e de continuidade para o reforço e consolidação das instituições”, esperando que as avaliações sejam positivas e sentidas nas comunidades mar.