O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, recebeu nesta manhã de sexta-feira, 17 de Junho, uma visita da delegação da equipa de Atletismo para a apresentação da Atleta Eveline Sanches que partirá hoje, rumo ao campeonato do mundo de atletismo, a realizar-se em Durban, África do Sul, no próximo dia 22 do corrente.
Durante a visita, Elísio Freire demonstrou toda a abertura do Governo em fazer de tudo para que o desporto cabo-verdiano continue a levar o nome de Cabo Verde além-fronteiras. Para isso, e em relação ao Atletismo, reiterou o compromisso deste executivo em criar Centros de Alto Rendimento para, pelo menos, duas ilhas, nomeadamente Santiago e S. Vicente, bem como a questão de formação para que os profissionais do Desporto sejam capacitados e especializados em várias modalidades.
Outra questão avançada pelo titular da pasta do Desporto foi em relação à certificação do Estádio Nacional para algumas modalidades, (p.ex. lançamento de peso) e a necessidade de haver um profissional de educação especializado em modalidades que possam dar aulas nas várias escolas do País, bem como prestar apoio às Federações.
Por sua vez, Eveline Sanches, atleta da especialidade de 200 metros, que vai competir pela primeira vez a nível internacional, disse esperaralcançar os seus objectivos, “que passam por melhorar a marca nacional e por conseguinte chegar à final da competição na modalidade dos 200 metros”.
Fez saber, ainda, que o seu score até agora foi de 22 segundos e três décimos. Por isso, a meta é melhorar essa marca, com uma boa prestação, no sentido de representar bem Cabo Verde, trazendo medalhas, juntamente com os colegas que também estarão na competição, nomeadamente: Jordi Andrade, nos 400 metros barreiras, e Sandra Tavares (triplo salto).