Notícias

Ministro do Desporto leva mensagem de encorajamento à seleção Nacional de Voleibol

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire reuniu-se ontem com a Seleção Nacional de Voleibol, que vão defrontar este sábado, 29, a seleção do Senegal. O governante, para quem “é um motivo de honra e orgulho estar com os atletas”, deixou palavras de encorajamento aos jogadores feminino e masculino que compõem a seleção nacional, mostrando todo o apoio Governo.

“Estou aqui em nome do Governo de Cabo Verde e estou aqui para vos dar toda a força nesta caminhada que vai se iniciar este sábado e que esperemos que termine em 2018, na China com o nosso apuramento. Acreditamos e confiamos que têm todas as condições para fazerem isso. Deem o vosso tudo para engrandecer o nosso país”, pede o Ministro aos atletas.

Durante o encontro o Ministro do Desporto ressaltou que foi introduzido na Lei de Base de Atividade Física e Desporto que a Seleção Nacional é de interesse nacional. “Estamos aqui a defender o interesse de Cabo Verde. Para isso devem receber todo o carinho, para terem uma grande representação”, disse acrescentando que acredita profundamente nesse apuramento e que a equipa técnica e dirigentes da federação vão criar todas as condições para que os atletas possam ter um grande desempenho e que deem tudo para o nosso país.

“Queremos cada vez mais que Cabo Verde participe neste tipo de competições porque levanta o nome do nosso país e nos coloca em uma dimensão muito maior e temos que trabalhar cada vez mais para conseguirmos isso ”, disse.

Fernando Elísio reconhece que nem sempre foi dada uma devida atenção ao desporto mas garante que já está a ser dado uma maior importância ao desporto, na dimensão que o país merece. Porque o desporto é uma área que contribui para a integração, a promoção, a ascensão das pessoas na sociedade e ainda contribui para elevar o nome de Cabo Verde no mundo.

Adiantou que vai se reconfigurar a questão da Bolsa Jovem Atleta, colocando-a ao serviço apenas dos Atletas de Alta Competição, dando-lhes melhores condições para poderem treinar e continuar os seus estudos. Vai ser, também, aprovado o Regime Jurídico de Atletas de Alta Competição, seu relacionamento com a escola ou entidade patronal, criando um quadro de entendimento que permite que todos tenham condições de representar a seleção nacional, tranquilamente e de praticar o desporto de alto nível enquanto estuda.

“O nosso sonho deve ser na medida da nossa dimensão, trabalhemos e demos tudo para conseguir atingir esse sonho de Cabo Verde. Acreditamos que conseguem levar-nos ao bom porto. Coloquem o nome de Cabo Verde lá em cima” exorta.