O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire,disse, no âmbito da 2ª edição do Sal Beach Soccer Cup Cabo Verde 2017, que decorreu durante este fim de semana, em Santa Maria, ilha do Sal, que “estamos a caminhar para transformar a Ilha numa grande referência mundial em termos de organização de eventos desportivos” e que a realização deste certame desportivo é a prova disso.
Fernando Elísio Freire defende que é preciso ganhar cada vez mais competência, mais Know-how para sermos cada vez mais profissionais e trazer para Cabo Verde maior número de eventos desportivos, e através do desporto criar riqueza e permitir que os jovens e o país se afirmem neste setor.
“O sucesso dessa 2ª edição do Sal Beach Soccer Cup prova que estamos a trabalhar bem. Que estamos a colocar o nosso país e a ilha do Sal na rota dos grandes eventos mundiais de atividades desportivas, neste caso em particular, o desporto náutico. Temos de continuar a trabalhar. O desporto é um ativo económico muito importante e través do desporto podemos afirmar o nosso país, o nosso turismo e, também o nosso desporto. Estamos a trabalhar bem e num bom caminho”, disso o Governante.
Adiantou que o Governo está a trabalhar junto com a federação Cabo-verdiana de Futebol, tendo em vista a organização (no futuro) do CAN Beach Soccer, na Ilha do Sal. Lembrou ainda a intenção de trazer para Cabo Verde uma etapa do circuito mundial do Kite Surf. De recordar que o nosso país vai receber e organizar os primeiros Jogos Africanos de Praia, que vai decorrer em 2019, na ilha do Sal.
A 2ª edição do Sal Beach Soccer Cup 2017, promovida pela Câmara do Turismo em parceria com a Beach Soccer Worldwide, contou com a participação das seleções de Cabo Verde, Portugal, Inglaterra e Alemanha. A principal novidade desta edição foi a inclusão de uma prova para portadores de paralisia cerebral.
O torneio foi ganho por Portugal, que levou ainda os trofeus de melhor marcador e melhor jogador, seguido da Inglaterra, que arrecadou o prémio de melhor guarda-redes. A Alemanha classificou-se na terceira posição e Cabo Verde em último lugar.
O Ministro do Desporto presidiu a cerimónia de abertura desta segunda edição, marcou presença no jogo dos portadores de paralisia cerebral e fez a entrega do prêmio ao segundo classificado deste torneio.