O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, apelou hoje, durante a sua intervenção na abertura da Reunião do Conselho da Organização Regional Antidopagem (ORAD), que aconteceu na Cidade da Praia ao “não ao uso do Doping no Desporto”.
De acordo com o Ministro, este apelo vai no sentido de demover os atletas da tentação de cair nas “teias” do doping e, fazer assim, com que o desporto continue a ser, considerado, uma escola de virtudes, onde aqueles que o praticam procuram a obtenção do mais alto nível de bem-estar físico, psíquico e social, por mérito do seu próprio esforço.
“O Governo quer estar na linha da frente e de mãos dadas, com todas às instituições desportivas e não desportivas, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, a lutar sempre, para que o doping não vença o desporto e, muito menos, se torna num recurso explorado erradamente pelos agentes desportivos: dirigentes, treinadores, médicos e atletas, que no fundo, são às principais vítimas em todo o processo,” afirmou.
Para Freire ainda, em tempos que os constrangimentos financeiros exigem reformas e novos modelos de gestão e financiamento, urge salvaguardar a capacidade de criação de riqueza que a indústria do Desporto, em especial os eventos desportivos, pode constituir.
Relativamente a Reunião do Conselho da Organização Regional Antidopagem, Fernando Elísio Freire, diz que é com muita satisfação e gratidão que o país acolhe este certame pela segunda vez. Pois, segundo o mesmo, assuntos importantes e relacionados com o doping no desporto serão suficientemente refletidos.