Notícias

Ministro de Turismo e Transportes reúne com Secretário Geral da OMT, com a retoma do turismo na agenda

O encontro serviu para passar em revista a cooperação com a OMT sobre o Turismo num ano que muito pouco pôde ser feito por causa da pandemia, e, sobretudo, para perspetivar o futuro próximo, o ano de 2021.

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, manteve, esta manhã de quarta-feira, uma importante reunião de trabalho com o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo (OM)T, Zurab Pololikashvili, e a Diretora da OMT para África, Elcia Grandcourt, tendo na agenda, especialmente, a retoma do turismo no país e o acolhimento e realização da 64.ª reunião da Comissão da OMT para África em Cabo Verde, em setembro de 2021.

O encontro serviu para passar em revista a cooperação com a OMT sobre o Turismo num ano que muito pouco pôde ser feito por causa da pandemia, e, sobretudo, para perspetivar o futuro próximo, o ano de 2021.

A realização em Cabo Verde da 64.ª Reunião da Comissão Africana em setembro do próximo ano foi um dos pontos altos da reunião em que Cabo Verde, como país anfitrião e organizador do evento, irá propor um conjunto de temas técnicos para encontros paralelos e debates ministerial e/ou de alto nível com especialistas do mundo inteiro, de interesse do país, especialmente dos operadores e profissionais do turismo.

Entre outros temas, o financiamento do turismo e da sua retoma parece ser um dos temas incontornáveis para colocar na mesma mesa investidores, operadores, representantes do setor privado e público e os mecanismos e operadores nacionais e internacionais de financiamento de projetos. Cabo Verde está, igualmente, muito interessado em trazer especialistas para o país, com modelos de desenvolvimento turístico reconhecidos e de sucesso, especialmente para pequenos países.

Dando seguimento a contatos tidos entre Carlos Santos e o Vice-Ministro do Turismo do Brasil, a inclusão da língua portuguesa como língua oficial de trabalho na OMT foi discutida, ficando Cabo Verde, Brasil e outros países de língua oficial portuguesa, de trabalharem numa proposta a ser apresentada na próxima reunião do Conselho Executivo para aprovação ou ratificação na próxima reunião da Assembleia Geral prevista para outubro de 2021.

O Ministro Carlos Santos e o Secretário Geral, Zurab Pololikashvili passaram também em revista a agenda da próxima reunião do Conselho Executivo da organização bem como alguns encontros bilaterais e multilaterais paralelos em que Cabo Verde estará envolvido.

O Secretário Geral depois de saber da situação do país em relação ao Covid-19 e as medidas adotadas pelo Governo, congratulou o Ministro, por Cabo Verde estar a sair da fase mais difícil da pandemia e a iniciar a retoma do turismo, tendo mencionando o projeto “Little Africa Maio” na ilha do Maio que conta com o apoio da OMT e o primeiro voo chart de turistas pós-pandemia agendado para o dia 25 de dezembro, disponibilizando, mais uma vez, todo o contributo da organização,  especialmente através da proposta de projeto de Assistência Técnica para a Recuperação da Covid-19, em análise para financiamento.

De lembrar que Cabo Verde é membro do Conselho Executivo da OMT desde setembro de 2017, um dos Vice-Presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Executivo e, ultimamente passou a integrar o Conselho Técnico para a Educação Online sobre o Turismo onde ainda pode vir a assumir a presidência ou vice-presidência.