Notícias

Ministro de Estado enaltece as Nações Unidas por escolher uma vila piscatória para comemorar o seu Dia

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, enalteceu o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde por ter escolhido o Porto Mosquito - uma vila piscatória - para comemorar o seu Dia, realçando que isso demonstra o apoio ao empoderamento das localidades e o preparo desta organização não governamental para os desafios que aí vem.

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, enalteceu o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde por ter escolhido o Porto Mosquito – uma vila piscatória – para comemorar o seu Dia, realçando que isso demonstra o apoio ao empoderamento das localidades e o preparo desta organização não governamental para os desafios que aí vem.

A afirmação foi feita em declarações à imprensa, no âmbito das comemorações do Dia das Nações Unidas que se celebra a 24 de outubro, cujas atividades comemorativas tiveram palco no Porto Mosquito com a população daquela localidade, no Concelho da Ribeira Grande de Santiago.

Dos desafios, Fernando Elísio Freire apontou os das ações climáticas, dos direitos dos cidadãos, da igualdade de género, do acesso a um conjunto de bens e serviços fundamentais para que todos os cidadãos do mundo possam viver com dignidade.

Neste sentido, enfatizou que Cabo Verde está a trabalhar muito para que nenhum cabo-verdiano fique para trás e todos possam ter uma vida digna, o que significa, para o Ministro, o cidadão ter acesso ao rendimento, aos bens e com direitos garantidos, afiançando que com estes quesitos a probabilidade de paz é muito maior numa sociedade.

Segundo Fernando Elísio Freire, Cabo Verde espera poder contar sempre com o apoio de todos os seus parceiros, salientando a importância das Nações Unidas para a definição dos objetivos globais.

“Cabo Verde está totalmente engajado e alinhado, assim como esteve com os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio, estando agora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a Agenda 2030, com a Agenda 2063 da União Africana”, ressalvou o governante

O Ministro concluiu a sua declaração realçando que o objetivo do nosso país é que o mundo possa ser um lugar de paz e de valores, que consiga dar a todos os seus habitantes uma vida digna.

Durante a celebração do Dia da ONU em Cabo Verde, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas e a sua equipa pôde promover um programa muito dinâmico no Porto Mosquito com a plantação de árvores, limpeza da Praia da localidade, Mergulho limpo – limpeza do fundo do mar daquela praia, sessões, sensibilização dos ODS e sobre o trabalho infantil, feira de saúde e bem-estar, entre outras atividades, como forma de difundir um planeta sustentável e mais inclusivo.

Recorda-se que o Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU, é comemorado em 24 de outubro desde 1948, como aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas.