O Ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Eng.º Jorge Borges, visita, esta sexta-feira, 22 de Novembro, as novas instalações do Consulado Honorário de Cabo Verde, na cidade Porto, abertas desde o passado dia 01 de Julho do corrente ano.
Recorde-se que o Consulado foi criado pelo Decreto-Lei n.º 40/87 de 2 de Maio, com jurisdição sobre os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real, com o objetivo inicial de apoiar a comunidade cabo-verdiana no norte de Portugal, no pedido e emissão de documentos e a comunidade portuguesa na obtenção de vistos de entrada no país.
A inauguração da nova sede vem criar condições mais adequadas para que o consulado na Cidade do Porto possa dar todo o contributo que dele se espera para a implementação da Diplomacia Económica de Cabo Verde. A este propósito, é de salientar que o Porto, cidade que tem já uma frutífera cooperação com Cabo Verde, especialmente, no Mindelo e na Boa Vista, é uma das mais dinâmicas urbes de Portugal.
O Consulado conta com 3267 cidadãos cabo-verdianos inscritos e tem como principais atividades a organização de processos consulares de cabo-verdianos residentes na área de jurisdição, a concessão de vistos de entrada de estrangeiros em Cabo Verde, a emissão de documentos on-line, a assistência consular a cidadãos cabo-verdianos carenciados, a captação de investimento em Cabo Verde e a promoção de atividades que deem a conhecer a realidade politica, económica, social e cultural de Cabo Verde, bem como funções de representação da embaixada e do país. O atual Cônsul Honorário é o Eng.º Carlos Machado.
Jorge Borges aproveita a deslocação ao Porto para um encontro com o recém-eleito presidente da Câmara Municipal da cidade, Rui Moreira.