Notícias

Ministro das Finanças sobre transportes aéreos: “solução passa pelo hub a ligar Cabo Verde ao mundo”

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, garante que o Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças e do Ministério da Economia, constituiu uma equipa que está afincadamente a trabalhar na solução dos transportes aéreos nacionais. Passa pela edificação do hub a ligar Cabo Verde à África, Estado Unidos e Europa.

O Ministro das Finança realça que a situação da TACV é complexa e que “só poderíamos ter uma solução sustentável a prazo, se rompêssemos com o atual quadro”. A TACV foi mal gerida e tem hoje, segundo lamentou o Ministro, 100 milhões de dólares em passivo. Mais defendeu: “não podíamos continuar a injetar 35 milhões de euros por ano numa empresa pública, quando temos ainda pessoas pobres e que precisam de uma mão amiga do Estado para terem acesso à educação, à saúde e demais bens primários”.

“O Governo está afincadamente a trabalhar para encontrar um parceiro estratégico com ´Know How`e capital para viabilizar a estratégia de montar a partir de Cabo Verde um ´hub` para ligar o nosso país ao mundo. Os cabo-verdianos podem estar certos que o Governo tudo fará para dar ao país uma boa solução nesta matéria”, garantiu, ao mostrar-se confiante na nova perspectiva que se está a desenhar.

Olavo Correia lamentou os despedimentos e garantiu que o Estado é uma entidade com sensibilidade social, pelo que sublinhou que as indemnizações vão ser escrupulosamente feitas nos termos da lei. Garantiu ainda que o Governo está a criar todas as condições para que possam integrar novamente o mercado de trabalho. Apontou inclusive linhas de financiamento que vão ser também direcionadas aos trabalhadores da TACV que queiram montar o seu negócio.

O Ministro das Finanças falou aos jornalistas à saída da audição da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI sobre o Novo Banco.